sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Fim de semana agitado

Olá gente boa!

Desta vez eu vou postar para responde à pergunta do meu amigo Robinson que está no Canadá. Como começar uma rotina em um país estrangeiro e como se adaptar mais rápido? Bom, para mim, adaptar a um lugar novo é realmente ter uma rotina. Mas como? No meu caso foi fácil, porque eu vim para Buenos Aires para estudar, então eu tinha as aulas da faculdade todas as terças e quintas à noite. Isso já era um início de rotina... e eu comecei a acrescentar coisas para fazer todos os dias. Por exemplo, no início dedicava horas de leitura de jornal (para ver se entendia um pouco a loucura que é esse país), mais outras tantas horas de estudo para ver se aprovava as matérias e outras tantas horas para dormir. Isso foi tudo no início. E esse início durou uns 3 meses até eu conseguir meu primeiro emprego como professora de português numa escolinha longe pra caramba, em Monte Grande, que fica na Grande Buenos Aires. Um segredinho nessa época foi: não medir esforços. Era um frio de lascar (é, aqui faz muuito frio, não tem neve em Buenos Aires, mas quase!) e eu saía super cedo duas vezes na semana para dar as aulinhas.
Depois de uns 2 meses comecei a trabalhar para a SAP. Aí sim foi o máximo das rotinas. Um emprego das 09h às 18h realmente faz a gente ter rotina. E daí em diante foi fácil me acostumar, porque já estava totalmente instalada. A coisa foi fazer uma rotina no próprio trabalho. Na SAP eu tive sorte, porque as pessoas eram mais abertas, viajadas, então aceitavam bem a diferença que é ter um estrangeiro trabalhando. Mas, por exemplo, no emprego onde estou hoje, que já completei um ano, essa adaptação foi muito mais difícil. Aqui eu encontrei os argentinos que povoam a mentalidade brasileira... pessoas mais frias, distantes, e algumas até alteradas, típico de descendência italiana. Mas a gente se acostuma. E foi para aprender a lidar com situações difíceis que eu vim para a Argentina.
Então, a rotina é diferente, claro, porque a gente não tem pai nem mãe para visitar nos momentos livres, não tem tantos amigos como na nossa terra, não tem as mesmas comidas que comia, não tem o conforto que é comprar ou alugar uma casa, com toda a facilidade que se consegue um nativo e muito menos pode escolher tanto, porque as opções são poucas. Só que mesmo assim essa experiência vale a pena. E acho que vale justamente por causa da rotina. Porque você pode escolher o que você quer fazer, no momento em que você quer fazer. Soa um pouco contraditório, mas é verdade. Dentro das poucas opções que existem a gente pode escolher o que fazer, inclusive se fica ou não. Além do mais, com o tempo a gente vai fazendo raiz. É! Conhece pessoas, faz amigos aqui, ali... e aproveita o que o novo lar tem de bom para nos oferecer.
Espero ter respondido sua pergunta.
Agora, um pouco de atualização: hoje viajo para Rosário com a câmara fotográfica que comprei ontem! Gente é linda!!! Comprei uma Nikon P90. Estou encantada com a câmara. Eu e o Bruno na verdade... porque ele já leu manual e tudo. Eu sou dessas que vai apertando o botão para ver no que dá! Hahahaha
Só uma coisa chata aconteceu hoje: como vocês sabem todos os dias eu faço academia de manhã antes do trabalho. E sempre tomo banho e deixo a mochila com a roupa e todo o resto perto da ducha para eu sair e me trocar. Bom, a coisa foi que entrou um homem no banheiro (eu estava sozinha tomando banho) e tentou roubar minha carteira com meus documentos. Mas graças a Deus uma senhora entrou, gritou e o ladrão saiu correndo e jogou minha carteira no chão. Vocês podem acreditar nisso? A academia era um lugar familiar, tranquilo, agora tenho que tomar banho e guardar tudo no armário. Só não posso resolver o problema do homem entrar no banheiro. Reclamei na administração, mas pelo jeito não vai dar em nada. Então terei que me cuidar mais mesmo.

É isso. Vamos ver se da próxima vez posto fotos da viagem!!!

Um comentário:

  1. Oi Gi,
    Estou honrado pelo seu post. Talvez eu esteja um pouco afobado em querer ter a mesma rotina ou algo muito semelhante ao que tinha no Brasil. Além disso, dá um pouco de desespero ver o dinheiro só saindo.. Como perdi o início das aulas de Janeiro na Pós agora só tem turma para maio (parece cursinho...). Por enquanto minha rotina está sendo frequentar as aulas de inglês todos os dias (isso é patrocinado pelo governo). Há muitas coisas novas para descobrir, produtos diferentes para experimentar, marcas diferentes, culturas diferentes, novas amizades...
    A língua é um desafio, mas já percebo melhora no meu inglês do dia-a-dia. Ainda bem que a adaptação com o frio está sendo tranquila.
    Fiquei horrorizado com essa cena que você descreveu na academia! Já pensou se era um tarado?? Falam que aqui no Canadá essas coisas não acontecem e que a segurança é boa, mas... vamos ver.
    :-)

    ResponderExcluir