domingo, 1 de agosto de 2010

Casa Nova

Queridos amigos leitores, estou num período de muita ansiedade. Digamos, incontrolável ansiedade. Como vocês sabem, eu troquei de emprego, agora estou na Avon, como redatora. A coisa é mais complicada do que eu imaginava, pois eu pensava que bastava com redigir textos publicitários... mas não, também tenho que aprender a usar algumas ferramentas de desenho e inclusive preciso aprender a ter uma visão mais estética das publicidade e do catálogo da Avon, o que não é tão fácil assim para mim. Nunca me senti uma pessoa muito criativa, mas eu trabalho agora justamente na área mais criativa de marketing! Gente, eu mesma me pressiono para aprender. O legal disso tudo é que eu posso ir trabalhar todos os dias com o cabelo despenteado, de jeans e com All Star. Adeus formalidade! Mas, bem-vindo uso do cérebro! O duro é que eu tenho o cérebro loiro (o que é pior que ser loira!). Mas vamos ver... espero que tudo dê certo. Sem contar que estou trabalhando muitão. Até me cansa!

Por outro lado, já consegui um apartamento e vou me mudar no fim de agosto. O apê é lindo, maior do que eu tenho agora e tem uma sacada com vista aberta para o bairro. Na frente do meu apartamento tem a Catedral de San Isidro. Aliás, o bairro se chama San Isidro, e fica no caminho da Capital Federal para o delta do Tigre. Lá tem muito verde e é um colírio para os olhos. Só que dói o bolso, porque o aluguel é caro. Mas eu e o Bruno decidimos que devemos ter um apartamento mais confortável e lindo para receber amigos e familiares, já que o aluguel em qualquer lado aqui é caro.

Vou fazer um grande parênteses sobre alugar casa/apartamento em Buenos Aires. Eu nunca tinha alugado na minha vida, então não sei comparar bem com o Brasil, mas aqui qualquer aluguel exige garantia (fiança, para nós brasileiros). Até aí tudo bem, mas na Capital Federal onde eu moro agora, essa fiança tem que ser da própria Capital Federal, quase ninguém aceita fiança de outra província da Argentina. E essa fiança, claro, é um imóvel, não é simplesmente um fiador, que se responsabilize por pagar o aluguel. O fiador aqui tem que ter um imóvel no nome dele e sem hipoteca. Mas aí eu pergunto: se eu tivesse uma fiança (imóvel) na Capital Federal, por que diabos eu iria querer alugar outro apartamento? Enfim... a nossa sorte é que temos a fiança de Tucumán, do cunhado do Bruno. Graças à ele, nós temos um teto, mesmo que nós possamos pagar pelo apartamento e manter todas as contas em dia. Eu sempre achei isso o cúmulo, mas não posso mudar a Argentina. Ainda.

Então, tivemos muita sorte de encontrar um apartamento em ótimas condições, próximo ao trem que vai para a Capital e para o Tigre e que aceitasse a fiança de Tucumán e que não nos cobra 4 aluguéis de entrada. Sim, na Capital, as imobiliárias cobram 2 aluguéis de comissão, pagamos 1 aluguel adiantado e mais 1 de garantia, que deve ser devolvido quando a gente sai do apartamento, se deixarmos o apê em ordem e sem contas pendentes. Não é um absurdo isso? E tem mais! Não pensem vocês que as imobiliárias querem mostrar muitos apartamentos para alugar. Na verdade o povo das imobiliárias aqui não quer trabalhar não. Eles te mostrar no máximo uns 2 apartamentos e tchau. Se é que chega a oferecer mais de um. Então você, caro locatário, que já vai ter que pagar os 2 aluguéis de comissão, tem que buscar o apartamento por sua conta, falar com 550 imobiliárias até que uma te apresente algo decente. Se eu fosse dona de imobiliária, juro que mudaria isso. Mas na Argentina ninguém gosta de atender bem a ninguém.

E nossa segunda sorte foi conhecer o Nestor Posse, da Posse Inmobiliaria. O cara é gente fina mesmo, honesto e atencioso. São 3 características inexistentes nas pessoas que atendem público aqui, ainda mais para quem trabalha em imobiliária. Foi ele quem nos apresentou o apartamento de San Isidro, com as características que necessitávamos, nas condições que podíamos, mas com um preço levemente superior. Enfim, tudo não se pode fazer ao mesmo tempo. E ele nos ajudou a negociar o preço com a dona. Coisa que ninguém faz.

Terminando o parênteses, agora estou ordenando minhas coisas para poder me mudar no dia 27 de agosto. Parece que falta muito, mas como eu tenho só 3 fins de semanas para empacotar tudo, preciso começar desde já. Agora tenho muito mais coisas que quando cheguei aqui, e isso é outra coisa que me impressiona, pois tenho um pouco mais de 2 anos e já tenho todos os eletrodomésticos, móveis, roupas de casa e minha. Tudo aumentou em progressão geométrica. Muito volume para poucas pessoas. E me impressiona a minha capacidade de juntar coisas! Hahaha Preciso me desprender de muitas delas.

De resto aqui está tudo bem. As aulas na UBA vão terminar no próximo dia 14/08 e terei dois sábados de descanso (um deles é pós mudança, mas tudo bem). Com a minha ida a San Isidro, quero retomar o kung fu. Sim, eu sinto muito falta de uma atividade física. Estou inclusive pensando em ir de bicicleta para o trabalho, pois são só 6,7 km da minha casa, e a UBA fica a 4,5 km de casa. Uma beleza! E como é tudo plano, dá para ir numa boa.

Bem que eu gostaria de poder registrar tudo no blog, ser mais organizada e tudo... mas é difícil... ando sem tempo. Na verdade, totalmente sem tempo e tão cansada, que quando tenho tempo eu durmo. Eu sei que é bom dormir, ainda mais quando bate esse

Nenhum comentário:

Postar um comentário